GLEYCE SCOSTA

BEM VINDO AO MEU BLOG

BEM VINDO AO MEU BLOG
Bom, não sei mexer muito nesse blog, mas aqui pretendo contar um pouco de minha história, deixar algumas imagens, pra um dia poder recordar ou compartilhar com alguem.

Pesquisar

Make Maquiagem

Site muito bom para comprar maquiagem online entrega pra todo Brasil, preços excelentes, Aproveitem! Se você é como eu, adora maquiagem, não pode deixar de conferir, clica aqui e da uma olhadinha!

DICAS PARA BLOGS

 

Olá pessoal,

Estou abrindo essa página pra tentar mostrar passo a passo como criar e utilizar um blogspot, que pra muita gente é muito dificil, confesso que bem no comesso também tive essa dificuldade, abri um blog a 2 anos e ñ consegui mexer em nada, somente agora fui pesquisando e ainda tou aprendendo, aos pouquinhos vou deixa-lo com meu jeitinho.

Vou mostrar pra vcs toda minha pesquisa e meu passo a passo, de como eu consegui configurar meu blog 

 

 

Como criar um Blog Blogspotcriarblogblogger Como Criar um Blog Blogspot



Antes de lhe explicar como fazer um blog blogspot, pergunto ao leitor se já tem um mail Gmail? Para juntar todos os serviços Google num só, deve criar uma conta de email Gmail. Vai usar o seu login (endereço de email e password) para aceder ao Blogger.

Qual o tema / assunto a desenvolver no blogue?

Existe um número ilimitado de temas e assuntos que pode falar no seu blog. Fale de tudo e sobre todos. Fale o que quiser falar e o que os outros não gostam de ouvir, relate experiências vividas, opiniões, dicas, tutoriais, etc …

Qual o nome do Blog?

A pergunta que todos colocam é: Qual o nome a dar ao blog? O nome deverá ser algo relacionado com o tema a desenvolver no seu weblog. Se for um blog pessoal, sobre si e sobre a sua vida, então o blogue terá como título e endereço, o seu nome. Exemplo: O “Blog do Manuel”, ou o “O Blogue do Manuel”, se quiser usar a palavra weblog em português.
Aconselho a usar palavras-chave, que são as palavras mais pesquisadas ou muito procuradas, no titulo e no endereço do Blog. Ao usar palavras-chave no titulo e endereço do blog, faz com que o seu blogue apareça nos motores de busca e seja encontrado pelas pessoas que buscam por essas palavras-chave (keywords).

Criar Blog no Blogger

Para criar blog no blogger, acesse a página de login do blogger.
como criar um blog blogger login

Endereço não está disponível?

Antes de colocar o título (nome), sugiro que primeiro verifique se o endereço do blog, ou URL, está disponível ou não. Só depois é que preenche o campo “titulo”.
Experimente vários endereços até encontrar o endereço que pretende para o seu blogue. Caso o endereço que quer usar já exista, experimente usar o hifen entre palavras. Supondo que o nome e endereço que quer dar ao seu blogue, é: “O Blog do Mané”:
blogdomane.blogspot.com – Não está disponível
como criar blog blogger endereco indisponivel
blog-do-mane.blogspot.com – Já está disponível
como criar um blog blogger endereco disponivel
Depois de preencher os campos “Titulo”, com o nome do seu blogue, e o endereço (disponivel), preencha o campo de “Verificação de palavras”, ou Anti-Spam, digitando os caracteres que aparecem na imagem.
Por último, clique em “Continuar”.

Qual o template a usar?

Em seguida, escolha o seu template. O Blogger tem vários templates por defeito. Basta escolher qual o template (Theme ou Layout), que quer usar no seu “blogspot”. Não se preocupe muito com o layout (template) que vai escolher, pois pode alterar o mesmo mais tarde. Para efeitos de tutorial, escolha o template “Minima” e clique em “Continuar”.
criar blog blogger escolher template

Postagens

A ultima página de registo do seu blogue, vai informar que “o seu blog está pronto!”, e que pode “Começar a usar o seu blogue”. Clique ai, onde diz “Começar a usar o Blog”, e será direccionado para a página de Postagem ou Mensagem, onde pode escrever o seu primeiro Post (Postagem).
criar blog blogger postagem



Bom gente, feito isso, o blog ta pronto, mas todo feinho sem sua carinha, oq fazer?
pra quem ñ entende muito a linguagem dos blogs, vc vai ouvir muito falar em gadjets, o que é isso?


ao meu entender, tudo no blog são gadjets, cada item em cada canto, então é preciso saber o que vc quer colocar no seu blog, e aonde vc quer colocar.



MUDANDO O LAYOUT:
Existem algumas maneiras de fazer isso
1 - é vc ir em Dising - Desind de modelo - onde vc pode escolher modelos e plano de fundos para seu blog, assim como os ajustes dos mesmos.
2 - outra forma tambem de fazer isso personalizando o blog com seu próprio layout é: 
crie em um editor de imagens seu própio layout do jeito q vc quiser, certifique-se de usar as seguintes dimensões 1024x768, hospede essa imagem em algum lugar na internet, (pode ser até mesmo no seu blog vc publica uma postagem com essa imagem e depois pega o endereço dela para poder colocar num código onde trocaremos o fundo) ou vc pode ainda escolher na internet uma imagem que lhe agrade e copiar o endereço dessa imagem,
feito isso vc pega esse endereço e coloca nesse código entre o parentese no lugar indicado:




CÓDIGO



Pegue esse código e substitua isso: AQUI O ENDEREÇO DA IMAGEM DE FUNDO pela url da imagem q vc escolheu.
copie o código completo ja com sua url, vá em desing e adicione um gadjet html abaixo do cabeçalho, cole esse código lá e  veja o resultado.

algumas urls de layouts lindos que eu pesquei na net inclusive o meu e vc tbm pode usa-las substituindo o endereço delas no codigo acima.



ENFEITES LINDOS PARA SEU BLOG:







































































Colocando relógio no blogspot

Procure um site de relógios. Eu usei este:http://www.clocklink.com/
Escolha o relógio e copie o código HTML todo.
Agora vá no seu blog e clique em "Painel" ► "design".
Clique em: "adcionar um gadget".
Vai abrir uma janela. Clique na opção: "HTML/JavaScript".
Agora clique no quadrado maior e cole o código que você copiou.
Clique em "salvar".



Mudando o cursor do mouse no blogspot

Procure um site de cursores. Eu usei este:http://www.totallyfreecursors.com/
Escolha o cursor e copie o código HTML todo.
Agora vá no seu blog e clique em "Painel" ► "Design".
Clique em: "adcionar um gadget".
Vai abrir uma janela. Clique na opção: "HTML/javaScript".
Agora clique no quadrado maior e cole o código que você copiou.
Clique em "salvar".



Como adicionar Marcadores / Categoriais de artigos no Blogger


Pra facilitar a leitura e busca de informações em seu blog, é preciso organizar os artigos em grupos, na mesma categoria. Classificando os posts por assunto, as pessoas podem ler apenas o que interessa. A isso chamamos no Blogger (Blogspot) de Marcadores e é indispensável para interligar conteúdos e fazer as pessoas lerem mais artigos em sua página. Veja como adicionar Marcadores nos posts e usar o Gadget.


Introdução e conceitos.
Não salte essa parte, pois sem isso tudo o que você fizer em seguida dará errado ou ficará mal feito.
Não sabe o que são os “Marcadores” do Blogger? Então veja aí na minha barra lateral (sidebar) um agrupamento de palavras. Clique em alguma delas para ver tudo o que já escrevi sobre aquele determinado assunto.
Um conceito importante aqui é saber o que são palavras-chave e subtemas (assuntos complementares). Se o seu blog segue um tema específico, então deve saber que existem palavras são importantes para seus artigos. Algumas delas podem dividir o tema principal em subtemas. Essas palavras mais importantes é que vão ser usadas como Marcadores.

Outra coisa importante é que esses marcadores e o conjunto de palavras-chave de seu blog são a principal forma de interligar conteúdo e melhorar a sua contextualização.


Como adicionar marcadores nos artigos
A primeira coisa a se fazer é escrever um post para ser classificado ou usar os que já existem. Você pode sempre adicionar novos marcadores, modificar e até excluir, inclusive pode ser adicionado mais de um marcador num mesmo texto.
Se você usa o editor de postagens padrão do painel do Blogger, verá algo assim:

add-marcadores-blogger
Se vai criar um novo marcador, escreva a palavra desejada (pode ser até uma pequena frase). Se for adicionar mais de um marcador para a mesma postagem, então separe por vírgula.
Você pode usar marcadores que já existem. Para ver oq ue você já adicionou em outras postagens para interligar os conteúdos, então clique no link “Mostrar tudo”.
mais-marcadores-blogger
Depois é só publicar normalmente o seu artigo e os marcadores já estarão vinculados.

Como adicionar e configurar o Gadget Marcadores
Esse gadget só funciona direito e só aparecerá algo se você já adicionou os marcadores ao menos em um post. Só exibirá algo se algo existe.
Abra o painel do Blogger e clique no menu “Layout” (Design) ~> “Elementos da página” e adicione um gadget na barra lateral clicando em “Adicionar um Gadget”. Na janela que abrir escolha a opção “Marcadores”.
add-marcadores-gadget-blogger
Agora você pode configurar como quer exibir a lista de palavras, a lista de marcadores e categorias das postagens de seu blog.
Dar destaque a isso é muito importante para melhorar a navegabilidade de seu blog e manter as pessoas sempre interessadas em seus posts, lendo cada vez mais e passando mais tempo em seu blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...