?
Muitos usuários têm escrito pedindo um tutorial explicando como colocar fotos em molduras (frames) pré-definidas. É uma tarefa relativamente simples, porém é compreensível que algumas pessoas encontrem dificuldades e não obtenham o resultado desejado.
1- Abra no Photoshop a imagem de moldura, no nosso caso aqui a Rose_Card.psd. Observe atentamente as duas regiões assinaladas. (1) é a transparência e deverá ser o espaço ocupado pela foto que vamos utilizar. Os outros elementos estão separados por layers (camadas).
2- Observando o menu Layers (Camadas) você poderá observar os vários elementos que compõe a moldura. Caso queira, qualquer um deles poderá ser “oculto” ou desabilitado, bastando para isso clicar apenas no pequeno olho. Clicando nele ele desaparece e clicando de novo no espaço deixado ele reaparece. Isso oculta e habilita o Layer (Camada) correspondente.
3- Carregue no Photoshop o retrato que irá ser aplicado na moldura. No nosso caso, retrado.psd
4- Antes de qualquer coisa vamos clicar primeiro na ferramenta Move (Mover) e em seguida marcar as opções dessa ferramenta Auto-Select (auto-seleção) e Show Transform Controls (mostrar controles de transformação)
5- Clique na imagem aberta do retrato e no menu Layers (Camadas) clique no layer do retrato que deseja aplicar na moldura, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e arraste para dentro da moldura. Se no seu caso específico o layer (camada) da foto estiver com um cadeado ao lado ele estará bloqueado. Para desbloqueá-lo simplesmente clique duas vezes nele e na janela que abrir simplesmente clique em “OK”. No nosso exemplo, clique no layer (camada) retrato, como na imagem abaixo e arraste-o para dentro da moldura.
6- Observe que o layer “retrato” ou sua foto ficou fora da “área de transparência, mas nós vamos corrigir isso a seguir.
7- Vá no menu Layers (Camadas), clique no layer1 mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado e arraste-o para cima da foto, no nosso caso o layer (camada)retrato. Observe que a foto deverá sempre estar posicionada abaixo de onde ocorre todos os recortes para transparência.
8- A foto agora está devidamente posicionada, mas vamos observar algumas situações que podem ocorrer. A primeira delas é a transparência vazando, ou seja a foto está mal posicionada dentro do frame. Quando a imagem for finalizada em JPEG essa transparência será ocupada pela cor branca. Vamos corrigir.
9- Dependendo do tamanho da foto e do frame podem ocorrer situações inesperadas, e por essa razão que estou simulando para haver um melhor entendimento. Clique na ferramenta Move (Mover) e em seguida clique na foto que está ajustando. Escolha a melhor posição. No nosso caso, a melhor posição acabou por deixar vazar a transparência em outro local. Vamos corrigir isso também.
10- Lá no início nós configuramos a ferramenta Move (Movimentar) e estão aparecendo os seus handlers (manipuladores) que são aqueles pequenos quadradinhos ligados por uma linha tracejada. Esses manipuladores atuam na função Transform (Transformar), ou seja, com eles você pode aumentar, diminuir, espichar, apertar a imagem. Como a área a ser coberta é pequena (lembre-se disso) nós podemos aumentar um pouco a imagem sem causar grandes problemas. O grande erro mais comumente observado é utilizar o manipulador central e, nesse caso, puxá-lo para a direita cobrindo a transparência. PELO AMOR DE DEUS – NUNCA FAÇAM ISSO!. A foto precisa ser aumentada PROPORCIONALMENTE senão ficará distorcida. O que tem de ser feito é Clique no Manipulador Superior mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, acione a tecla SHIFT e aumente a imagem arrastando o manipulador ligeiramente, com calma, sem brutalidades.
11- Pronto! Aí está a nossa imagem devidamente posicionada sem um grande comprometimento na foto. Agora é só ir no menu File (Arquivo) e escolher a opção Save for Web e Devices (Salvar para Web e dispositivos), utilizar a opção JPEG em resolução Máxima, escolher um nome e salvar o arquivo. Daí é só mandar para revelar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário